TREINAMENTO KANBAN (KMP I)

TREINAMENTO KANBAN(KMP I)

Objetivo Geral

Compreender a construção de um sistema Kanban, seus principais conceitos e práticas, bem como: sua origem, propósito e utilização. Aborda-se a utilização do STATIK como base para a construção
de um sistema kanban e aplicar o conceito das cadências guiadas pelos Replenishment Meeting e Daily meeting

Objetivos específicos

  • Entender o que é um sistema Kanban e como aplica-lo
  • Construir um sistema Kanban a partir do STATIK
  • Experimentar um sistema completo Kanban de forma lúdica, por meio do GetKanban
  • Compreender as principais métricas de fluxo, utiliza-las e analisá-las.
  • Verificar o nível de maturidade do seu sistema Kanban e como promover as melhorias evolucionárias.

Público-Alvo: Gestores, Scrum Masters, Product Owners, Líderes de Equipes, Profissionais de Tecnologia, Marketing e RH

Carga horária: 16 horas aula

Em parceria com Penox Gestão em Tecnologia

 

1. Primeiro Dia

1.1. Significado do Kanban: Entender a origem do método kanban e as principais agendas existentes para o método.
1.2. O Método Kanban: Elementos do método kanban. Definição do que é um serviço no contexto do kanban. As práticas gerais, princípios de mudanças e princípios de entrega de serviços.
1.3. Simulação: Simulação de um Sistema Kanban por meio do jogo GetKanban.
1.4. Entendendo um Sistema Kanban: Abordagem dos elementos existentes no sistema kanban, tais como: Slot, WIP, Classes de Serviço, Ponto de Committed e Entrega, Descarte e Reabastecimento.
1.5. Métricas e Gráficos do Sistema Kanban: Conceitos de Lead Time, Cycle Time, Lei de Little, Eficiência de Fluxo, Throughput (Vazão), Histograma e CFD.

2. Segundo Dia

2.1. Introdução ao STATIK: Abordagem das etapas de criação de um Sistema Kanban, baseado nos passos do modelo STATIK.
2.2. Dinâmica de Criação do Sistema Kanban: Dinâmica de construção do sistema Kanban, baseado nas etapas do Kanban.
2.3. Ticket Design: Estilos e modelos de definição dos Tickets de Kanban.
2.4. Conclusão da Dinâmica: Reflexão sobre os elementos do sistema kanban e a experimentação dos mesmos na dinâmica de criação do Sistema Kanban.
2.5. Exemplo de Quadro: Exemplos de construção de quadros kanbans.