Saiba como investir em sua carreira

Saiba Investir em Sua Carreira

 

Em meio à crise e ao aumento do desemprego, muitos estão preocupados com as despesas, pensando em cortes e reduções. Mas será que este não é o momento para investir em algo que trará retorno, como o aperfeiçoamento profissional? Esse é um âmbito que nunca deve ser deixado de lado e os “gastos” envolvidos não podem ser considerados despesas, e sim investimentos com retorno em médio prazo.

Sem um planejamento financeiro, muitos sonhos podem nunca sequer sair do papel, como por exemplo, o crescimento profissional, que precisa constantemente de investimento. Por isso podemos afirmar que carreira e finanças precisam caminhar juntas para que o processo seja mais eficaz e o resultado, sólido.

Vejo que muitos profissionais estão insatisfeitos em seus postos, seja por conta dos salários, da rotina ou mesmo por estarem desiludidos em sua área de atuação. Portanto, sugiro que você faça uma reflexão sobre onde está e aonde quer chegar, para que trace um planejamento honesto e que te leve ao objetivo que deseja verdadeiramente.

Já citei aqui na coluna os quatro passos da metodologia que desenvolvi, que foram criados, a principio, pensando na questão financeira. No entanto, a partir deles, também é possível fazer um bom panorama da carreira e traçar os novos planos. Então, vamos ao alinhamento:

Diagnosticar – Analise a situação, aonde você conseguiu chegar e quais as possibilidades daqui pra frente. Faça uma reflexão dos erros que não devem mais ser cometidos e resgate a lista de coisas que gostaria/deveria fazer, mas sempre posterga. Caso anseie por mudanças, oriento que pesquise a fundo o universo da área ou da empresa desejada, converse com profissionais já estabelecidos sobre como pode se aprimorar.

Sonhar – Quando foi a última vez que você traçou um objetivo maior para alcançar em sua carreira? Muita gente está na inércia há bastante tempo ou até com receio de arriscar qualquer coisa, em meio a um cenário de desemprego tão alto e economia instável em nosso país. No entanto, são os sonhos que nos movem, por isso, reflita sobre o assunto e defina no mínimo uma meta a ser atingida nos próximos meses ou anos e veja o que é preciso para que se torne realidade.

Orçar – “Orce” quais as ferramentas/meios que você precisa para chegar onde quer. Se de repente quiser galgar um cargo maior, precisará talvez de uma especialização, um aprimoramento em algum idioma estrangeiro ou uma aquisição de um equipamento melhor, por exemplo. Tudo isso deve ser muito bem analisado para que o resultado seja atingido.

Poupar – De nada adianta todo esse processo se, no final, não conseguir colocar em prática poupando. Este é um quesito muito importante e talvez o mais difícil, pois passa por uma mudança de hábitos. Conseguido isso, é hora de buscar se informar sobre as melhores opções de investimento. Neste caso, é possível pensar em médio prazo, entre um e dez anos. Assim, são indicados CDB’s, LCI’s e LCA’s, Títulos do Tesouro Direto e Fundo de Investimentos.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.- Reinaldo Domingos, 01 fev, 2017 17h09.